INTERPRETAÇÃO DE CARTAS DE APROXIMAÇÃO POR INSTRUMENTOS
Posted by Duff | Posted in Tutorial , Utilitários
Ora muito boas a todos...
As carta de Descida ou Aproximação por Instrumentos (IAL - Instrument Approach and Landing ou IAC - Instrument Approah Chart) tem a finalidade de mostrar ao piloto as informações necessárias da trajetória do procedimento de descida que será executado a partir de um auxílio básico até o ponto onde deverá ser obtido o contacto visual com a pista para finalizar a aterragem visual, ou então ser iniciada um “go-around” borregar. Normalmente, as Cartas de Descida ou Aproximação são utilizadas após as Cartas de Área ou Rota. As Cartas apresentam vista "em planta" e "em perfil".
EXPLICAÇÃO DA CARTA DE APP. POR PARTES
Na parte superior da carta está indicado o tipo de procedimento da carta e a localidade o nome do aeródromo/ aeroporto.
Na parte Inferior da Carta é indicado:
• O nome do procedimento
• A pista e qual o auxílio, que poderá ser de precisão (DA): ILS ; MSL ; PAR ou de não precisão (MDA): NDB, VOR, DME, VHF – DF e ASR:
• Localidade e Nome do Aeródromo
VISTA EM PLANTA
Nesta parte o procedimento é apresentado no formato de planta, dentro da planta existem diversas informações importantes para a realização do procedimento de descida.
1) MSA – Altitude Mínima de Setor: Para cada procedimento de aproximação IFR serão estabelecidas altitudes mínimas de setor que serão aquelas altitudes mais baixas que poderão ser utilizadas, prevendo-se uma separação mínima de 1000 pés acima dos obstáculos contidos num raio circular de 25Nm de raio, centrado no auxílio rádio básico do procedimento. Sempre que possível os setores corresponderão aos quadrantes determinados pelo N, S, E ou W (magnéticos). As MSA serão apresentada em altitude quando forem iguais ou inferiores à altitude transição (TA) ou em forma de níveis de vôo (FL) em caso contrário.
2) Órgãos e Freqüências: Neste campo, na parte superior direita ficam as freqüências e os órgãos de controle. Mesmo constando as freqüências, o piloto deve consultar o ROTAER e os Notam´s para ver se existe alguma alteração.
3) Órbita Principal: Local de início do procedimento de aproximação por instrumentos. Além da órbita são indicados o fixo base para a órbita, a sua freqüência e os rumos que a aeronave deverá seguir para realizar a manobra e a trajetória do procedimento.
4) Trajetória de Arremetida: Indica para o onde a Aeronave deve prosseguir após arremeter, geralmente é a trajetória prolongada da pista que a leva até uma órbita de espera. A descrição da Arremetida vem explicada na carta logo abaixo da visão “em perfil”. Veremos isso mais detalhadamente depois.
CONTINUA ....
Espero que gostem
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