Performance de aeronaves. (Parte 1).
Posted by Duff | Posted in Instrução
A Performance de uma aeronave, corresponde ao seu rendimento e comportamento em certas situações de vôo, como por exemplo, a velocidade segura de decolagem, a menor velocidade que se controla um avião multimotor, quando o mesmo tem problema em um dos motores, etc; assim, a performance de um avião também poderá ser alterada em virtude de fatores atmosféricos. Contudo a performance de um avião para cada fase de vôo, está relacionada com uma certa velocidade limite, e antes de estudá-las, faremos uma breve explanação a respeito de termos que serão relacionados com a mesmas.
AIS - Indicated Air Speed (velocidade indicada): é a velocidade lida diretamente no instrumento, no caso, velocímetro.
CAS - Calibrated Air Speed (Velocidade Calibrada): é a VI corrigida para erros de indicação de velocímetro e instalação do tubo de Pitot.
TAS - True Air Speed (Velocidade Aerodinâmica): é a velocidade com que um avião voa em relação ao ar, ou seja, é a velocidade calibrada corrigida para os efeitos de densidade do ar, e compressibilidade, se houver (acima de 250kt).
EAS - Equivalent Air Speed (Velocidade Equivalente): é a velocidade calibrada corrigida apenas para efeitos de compressibilidade do ar.
GS - Ground Speed (Velocidade no solo): é a velocidade aerodinâmica corrigida para efeitos do vento atuante sobre a aeronave.
VX - É a velocidade de melhor ângulo de subida, onde a aeronave ganha altura no menor espaço horizontal possível. Sua razão de subida é inferior em relação a velocidade de melhor razão de subida (VY).
VXSE - É a VX em condições monomotor (SINGLE ENGINE), é menor do que a VX.
VY - É a velocidade de melhor razão de subida, onde a aeronave ganha altura o mais rapidamente possível, porém em uma maior distância horizontal em relação a VX.
Próxima parte: Motor Crítico, VMCG, VMCA, V1, VR e VLOF (Parte 2).
Próxima parte: Motor Crítico, VMCG, VMCA, V1, VR e VLOF (Parte 2).
Abraço a todos.
Jonas Dallaglio.
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